Millix é uma blockchain ou uma moeda erc-20?
O que é millix?
Millix é uma criptomoeda descentralizada construída do zero usando os primeiros princípios de velocidade, escala, eficiência energética e simplicidade
millix é uma blockchain ou uma moeda erc-20?
Não. millix não é um blockchain, nem é baseado nos padrões erc-20 (solicitação de comentários ethereum). millix é um gráfico acíclico direcionado, conhecido como DAG ou emaranhado. clique aqui para obter detalhes sobre como o millix é projetado para ter os benefícios de um blockchain sem as limitações de escala e velocidade de um blockchain.
O millix é um clone ou cópia de outro projeto?
Não. o trabalho de desenvolvimento no millix começou em 2018. outros projetos de DAG, como iota, byteball e nano, foram considerados limitados pela centralização que afetou a velocidade. como resultado, o millix foi construído do zero a partir dos primeiros princípios e é uma base de código original. nenhum compromisso foi feito para a visão arquitetônica e funcional.
O que é um gráfico acíclico direto (DAG)?
Um DAG é uma arquitetura de alta escala, alta velocidade e eficiência energética para que os participantes da rede troquem dados com os pares. Os DAGs enviam e armazenam dados com muitos caminhos e ramificações de fluxo de dados e relacionamentos entre pares. um DAG é um gráfico de ramificação unidirecional que não olha para trás. para informações gerais sobre DAGs clique aqui . tradicionalmente, os DAGs de criptomoeda eram comprometidos pela centralização, consenso e estado conhecido da rede. clique aqui para saber como o projeto millix resolveu esses compromissos com melhorias arquitetônicas.
Que tecnologia foi usada para construir o software millix?
O millix usa um banco de dados sqlite para armazenar dados, jscript para lógica e nodejs para comunicação de rede. como o código millix é de código aberto, qualquer pessoa pode criar um aplicativo de carteira para interagir com a rede usando tecnologia diferente da carteira oficial millix . em teoria, alguém também poderia modificar o código do protocolo millix para usar o MySQL ou outro mecanismo de banco de dados para substituir o sqlite.
Algum aspecto do protocolo millix é centralizado?
Não. não há hierarquia de nós, operadores de nós ou validadores. o software, as permissões e os recursos usados pela equipe principal são idênticos aos disponíveis para todos os participantes. qualquer operador de nó pode criar transações, validar transações, obter consenso, criar fragmentos de dados personalizados, acessar dados e participar da rede millix sem permissão.
O que é único sobre o millix?
O millix é único na descentralização, na forma de validar as transações, na redução do uso da rede permitida pela hibernação e na redução da capacidade de armazenamento, pois não é necessário baixar o gráfico inteiro. além disso, o millix foi projetado especificamente para ser uma plataforma sobre a qual aplicativos e processos seriam construídos.
Por que criamos o millix?
Acreditávamos que havia a necessidade de uma criptomoeda pequena e leve que permitisse aos usuários realizar transações rapidamente e com pouco atrito. Ele foi projetado para ser uma maneira simples de os humanos ganharem e usarem uma criptomoeda em suas vidas cotidianas, pois um número crescente de humanos é excluído ou limitado em participar do ecossistema moderno. sua capacidade de transacionar em microquantidades em velocidade também permite que o millix seja usado em aplicativos de máquina para máquina ou internet das coisas.
Quais são os primeiros princípios para o desenvolvimento do millix?
O millix foi construído do zero a partir dos primeiros princípios e é uma base de código original. como resultado, não houve comprometimento da visão arquitetônica e funcional.
O millix foi projetado para operar em dispositivos de computação de baixa potência com consumo mínimo de energia.
O millix foi projetado para atender à escala das transações máquina a máquina.
O millix foi projetado para ser simples e acessível sobre o qual qualquer desenvolvedor pode construir seus próprios projetos.
Quando o millix foi criado?
O desenvolvimento do millix começou em fevereiro de 2018. o evento de gênese ocorreu em 20 de janeiro de 2020.
Quem construiu o Millix?
O millix foi projetado e construído pelos membros da equipe principal listados na página da equipe da fundação millix . desde o evento de gênese, membros adicionais da equipe foram adicionados à equipe. millix é um projeto de código aberto e qualquer pessoa pode contribuir com ele.
Como se obtém millix?
Como o millix foi gerado e distribuído?
Todo o millix que existirá foi criado no evento genesis em 20 de janeiro de 2020 e foi distribuído para a equipe de desenvolvimento inicial sem restrições ou limitações. millix não foi disponibilizado para venda em uma oferta. millix não foi extraído.
da mesma forma que o bitcoin tem um máximo fixo de moedas (algumas emitidas, algumas pendentes de emissão), que são distribuídas do protocolo bitcoin aos mineradores de bitcoin ao longo do tempo, o millix tem uma circulação fixa que será distribuída ao longo do tempo pelos desenvolvedores iniciais para participantes millix que agregam valor à rede. os participantes que ganham millix incluem não apenas desenvolvedores, mas também usuários de aplicativos baseados em millix e millix.
Como faço para ganhar millix?
Você pode ganhar taxas de transação executando o software oficial millix. clique aqui para baixar o software millix para Windows, Mac ou Linux. outras empresas não associadas ao millix.org são conhecidas por permitir que seus usuários ganhem millix, incluindo:
tangled.com o navegador tangled é um navegador de internet semelhante ao google chrome integrado à rede millix. o navegador emaranhado contém uma carteira millix e pode operar um nó millix em segundo plano, que ganha taxas de transação se conectado à rede como um nó público. os anunciantes pagam millix aos usuários por cada impressão inicial de anúncio no navegador do usuário. bitcoinwallet.com bitcoinwallet.com anunciou sua intenção de dar millix aos seus clientes.
fiatleak.com fiatleak.com anunciou sua intenção de dar millix aos seus usuários e facilitar as transações sociais entre os usuários. uma variedade de mídias sociais, publicidade, armazenamento de dados, mídia e projetos baseados na comunidade são conhecidos por estarem em desenvolvimento usando o millix como sua criptomoeda escolhida e serão listados aqui quando disponíveis.
Qualquer pessoa pode desenvolver ou construir projetos usando a rede milli
Sim. isso é incentivado e pode até ser financiado ou apoiado, clique aqui para saber mais . além disso, clique aqui para guias do desenvolvedor ou clique aqui para solicitar assistência da equipe de desenvolvedores do millix.
Como posso comprar ou vender millix?
Resp. O millix pode ser comprado e vendido em millix.com. outras operadoras de câmbio podem adicionar o millix às suas plataformas de negociação a qualquer momento usando a base de código millix de código aberto e a documentação do desenvolvedor .
O millix não foi e não será colocado à venda pelo projeto oficial do millix em millix.org. todo o millix que existirá foi criado no evento gênese.
Como o millix funciona do ponto de vista do usuário?
Onde posso armazenar meu millix?
Resp. você pode armazenar sua carteira usando o software de carteira millix ( clique aqui para fazer o download) ou em um serviço de carteira hospedado como millix.com. Além disso, você pode usar o navegador de internet tangled.com para armazenar millix. o navegador emaranhado é integrado a uma carteira millix e é elegível para ganhar millix exibindo anúncios ou validando transações em segundo plano. millix.com e tangled.com não estão associados a millix.org.
Como faço backup da minha carteira millix?
Quando você cria sua carteira usando o software de carteira millix ( clique aqui para baixar) uma lista de 24 palavras é gerada. essas 24 palavras permitem restaurar a chave privada da nova carteira. armazene essas frases em um local seguro. você pode visualizar as 24 palavras no arquivo < pasta do usuário >/millix/millix_private_key.json. você deve ter vários backups dessas palavras e deste arquivo.
além de fazer backup de suas frases seguras, você também deve fazer backup do banco de dados que contém as transações que você enviou e recebeu. este arquivo de transação do banco de dados está localizado em < pasta do usuário >/millix/millix.sqlite e os diretórios e arquivos localizados em < pasta do usuário >/millix/shard/.
Existe um explorador de rede millix?
Resp. sim. você pode ver as transações, endereços e os nós que operam na rede millix em millix.com.
Como posso me envolver com a comunidade millix?
A equipe do millix incentiva o relato de bugs, novas ideias e o desenvolvimento de novos projetos relacionados ao millix. você pode entrar em contato conosco aqui .tangled.com, uma empresa não relacionada é uma das primeiras a adotar o millix como uma criptomoeda subjacente para atividades sociais. saiba mais em tangled.com .
Como o millix funciona do ponto de vista da rede?
Como as transações do millix fluem pela rede?
As transações são enviadas para um nó millix aleatório que atua como um proxy. o proxy revisa o histórico da transação para determinar se a transação é válida. se o proxy não tiver o histórico da transação, ele o solicita da rede. se a transação for válida: os fundos estiverem disponíveis e não houver gastos duplos, o proxy propagará a transação para os nós da rede para validação e armazenamento.
para este trabalho, o proxy recebe a taxa de transação associada.
Clique aqui para mais detalhes sobre propagação de dados. clique aqui para mais detalhes sobre o uso de proxies.
como as transações millix são validadas
- um remetente cria uma transação e um nó é selecionado aleatoriamente como proxy
- o proxy verifica o histórico da transação e se for válido a transação é submetida à rede
- nós na rede fazem sua própria validação do histórico da transação e buscam o consenso de outros nós
- uma vez alcançado o consenso, a transação se estabiliza
- após dez minutos, a transação entra em estado de repouso e hiberna
clique aqui para mais detalhes sobre a validação da transação.
Quantas transações o millix pode processar por segundo?
Ao contrário das redes blockchain ou redes com nós validadores centralizados, o número de transações millix que podem ser processadas na rede millix aumenta à medida que mais nós são adicionados à rede millix. em testes de benchmarks usando cem nós, o millix já processou mais de 100 transações por segundo. os aumentos de desempenho de transações por segundo devem aumentar linearmente ao crescimento do número de nós participantes da rede millix.
Quais dispositivos podem executar um nó millix?
A maioria das criptomoedas depende de recursos de computação massivos para resolver os problemas da rede. O millix foi projetado para funcionar em dispositivos baratos e de baixo consumo de energia. além de laptops, desktops e dispositivos de classe de servidor, o software de protocolo millix foi testado para operar em dispositivos raspberry pi. a validação de transações não requer energia da placa gráfica, o trabalho de validação é feito usando um banco de dados local e é melhor ajustado com a velocidade de E/S da CPU e do disco.
como não há mineração, não há corrida armamentista de poder computacional para ganhar millix competitivamente na rede millix. os dispositivos usados para validar transações millix não se tornam desatualizados ou obsoletos.
a estratégia para aumentar os ganhos com taxas de transações de validação é configurar seu nó para armazenar mais dados de transações. isso permite que seu nó examine dados históricos de transações armazenados localmente sem solicitar dados de transações herdados da rede.
Como as taxas de transação são determinadas e a quem elas são pagas?
Taxas de transação são pagas ao nó que é selecionado aleatoriamente para ser o proxy para enviar a nova transação à rede. a taxa é determinada pelo remetente. a carteira millix pode sugerir uma taxa adequada com base em uma análise das taxas pagas em transações recentes.
Como o millix armazena tantas transações
O millix alcança grande escala de transações e armazena grandes quantidades de dados nas transações por meio de fragmentos de dados. um fragmento de dados é uma cópia de um banco de dados que armazena dados diferentes de outros fragmentos. por exemplo, imagine um armazém cheio de frutas. as frutas podiam ser armazenadas como uma única pilha gigante ou em pequenas caixas organizadas. as caixas de frutas são como fragmentos de dados. se você estiver procurando por um pedaço de fruta específico e souber em que caixa está, encontrar esse pedaço de fruta é muito rápido. se você quiser mover a fruta para um novo armazém, é mais fácil lidar com pequenas caixas do que com uma pilha gigante.
cada transação millix é atribuída a um fragmento de dados. cada operador de nó millix é atribuído a um fragmento de dados e é obrigado a armazenar todas as transações atribuídas a esse fragmento. para manter o tamanho de cada fragmento de dados pequeno, novos fragmentos são criados e atribuídos a operadores de nó à medida que o volume de transações aumenta.
Quais dados ou NFTs podem ser armazenados em uma transação?
Vários arquivos de qualquer tamanho e tipo podem ser anexados a uma transação millix. esse recurso permite que os usuários anexem arquivos como faturas, registros médicos, mensagens, vídeos, dados json, documentos privados etc. os metadados sobre os arquivos (localização, tamanho, tipo, nome etc) são armazenados como atributos de saída da transação. os arquivos são criptografados e armazenados localmente no dispositivo do remetente. o destinatário da transação que contém os arquivos baixa os arquivos para seu dispositivo.
os arquivos anexados às transações millix são armazenados separadamente dos dados da transação que são compartilhados em toda a rede millix. esses arquivos de dados estão disponíveis e podem ser armazenados por qualquer nó millix, mas só podem ser lidos pelo destinatário da transação à qual os arquivos estão anexados.
os arquivos são criptografados com a chave pública do destinatário e só podem ser descriptografados com a chave privada do destinatário. se o destinatário puder enviar o arquivo para um novo destinatário, o arquivo será criptografado novamente com a chave do novo destinatário.
Como o millix funciona do ponto de vista de um desenvolvedor?
Qual é a diferença entre um fragmento de dados de protocolo e um fragmento de dados personalizado?
Cada nó millix recebe um shard e é obrigado a armazenar todas as transações associadas a esse shard. isso garante que uma cópia de cada transação já processada na rede millix exista em um nó.
shards customizados permitem que qualquer nó crie seu próprio shard para conter dados de transação ou dados transaction_output_attribute. isso amplia a capacidade do millix de armazenar grandes quantidades de dados com uma transação ou atuar como um incentivo econômico para armazenar dados de forma redundante em vários nós. por exemplo, uma organização pode criar e hospedar fragmentos personalizados para armazenar suas transações em nós conhecidos que operam em níveis de desempenho que atendem às suas metas operacionais específicas.
por exemplo, uma instalação de manufatura que usa transações millix para que as máquinas se comuniquem umas com as outras pode criar um shard personalizado para armazenar suas transações específicas usando nós em sua rede. eles podem fazer transações sem taxas em seu ambiente de fragmentos personalizado e só precisam se envolver com a rede millix quando movimentam fundos para dentro e para fora de seu ambiente. isso permite a liquidação de transações muito rápida e os coloca no controle do backup e armazenamento dos dados da transação.
clique aqui para ler mais sobre fragmentação de dados.
Como o millix poda os dados?
Todas as novas transações enviadas para um nó da rede são armazenadas no shard zero desse nó. as próprias transações do nó são armazenadas permanentemente em seu shard zero. as transações que ocorrem no estilhaço atribuído a esse nó são movidas de zero para o estilhaço atribuído. após dez minutos, o tempo que leva para uma transação entrar em hibernação, as transações que não são do nó são removidas do estilhaço zero. endereços e chaves públicas não são removidos do estilhaço zero. Se um nó não estiver conectado a um par nos últimos 60 dias, o par será removido do estilhaço zero do nó.
Qual é o risco de 51% de ataques ao millix?
A maior preocupação com 51% de ataques ao millix é que cada fragmento de dados está sujeito ao seu próprio ataque. um fragmento de dados que não é suportado por um número suficiente de nós pode ser ultrapassado por um agente inválido com muitos nós atribuídos a esse nó. por esse motivo, novos fragmentos de dados de protocolo não são criados, a menos que fragmentos de dados de protocolo existentes tenham um número suficiente de nós atribuídos para suportá-los.
clique aqui para ler mais sobre fragmentação de dados.
Como o millix lida com gastos duplos?
O millix não garante que os gastos duplos não aconteçam antes da hibernação, o millix garante que os gastos duplos serão detectados. gastos duplos podem ocorrer nos primeiros 10 minutos da vida de uma transação, antes da transação entrar em hibernação.
quando um gasto duplo é detectado, a transação com a data de validação mais antiga é considerada a vencedora. se a data de validação for a mesma, a transação com o menor ID de transação (que tem uma probabilidade aleatória) vence. o destinatário de um gasto duplo verá os fundos removidos de seu saldo.
A melhor prática é manter seu nó millix online até que todos os pagamentos recebidos entrem em hibernação.
Como as transações millix são validadas usando o consenso?
O primeiro passo para um nó que recebeu pagamentos é coletar e analisar o histórico das transações que financiaram o pagamento. em seguida, o nó destinatário seleciona vários pares aleatórios para consenso, cada um dos quais funciona para validar a transação. 66% dos nós selecionados aleatoriamente devem concordar que a transação é válida. se eles concordarem, o nó destinatário considera a transação válida. a decisão de validação dos nós pares substitui a análise do nó destinatário.
a transação está pendente até que todos os nós necessários para o consenso tenham feito seu trabalho de validação. Caso não concordem, a transação é considerada inválida e removida do seu saldo.
Que criptografia o millix usa para assinar e proteger transações?
Millix usa a mesma criptografia do bitcoin para assinar e proteger transações: curva elíptica secp256k1.
Como o millix atinge um estado conhecido da rede sem usar uma rede blockchain?
Tradicionalmente as criptomoedas baseadas em DAG têm lutado para ter um estado de rede. O millix atinge um estado conhecido da rede hibernando transações com 10 minutos de idade. uma vez que as transações estão hibernando, elas não podem ser alteradas. como resultado, o estado da rede é conhecido como de 10 minutos atrás.
Por que as transações millix são enviadas para a rede por meio de um nó proxy?
Nós proxy reduzem a vibração na rede. Os pagamentos millix são enviados para a rede millix selecionando um nó aleatório na rede e pagando uma taxa de transação para atuar como um proxy para enviar a transação para outros nós. o nó proxy é pago para ser o primeiro nó a validar uma nova transação. validar transações requer solicitar uma cópia das transações usadas para financiar a transação. enquanto uma cópia das transações pode ser encontrada em muitos nós na rede millix, é uma alta probabilidade de que o nó de envio tenha uma cópia das transações. quando a cópia é fornecida ao nó proxy, é uma alta probabilidade de que pelo menos dois nós tenham uma cópia. os nós subsequentes que validam a transação têm um alto nível de confiança de que, se precisarem de uma cópia das transações, elas poderão ser localizadas no nó proxy.
além disso, validando as transações por meio de um nó proxy, as transações inválidas não se propagam pela rede. sem usar um nó de proxy como ponto de validação inicial, um agente inválido poderia enviar milhões de transações inválidas para toda a rede e cada nó da rede poderia desperdiçar seus recursos trabalhando para validar transações que não podem ser validadas.
Como os nós proxy são selecionados pelo remetente da transação?
Quando um nó tenta enviar uma transação, ele examina as transações recentes na rede e seleciona um nó aleatório que participou de transações recentes. o único requisito para selecionar um nó proxy é que ele esteja online e selecionado aleatoriamente.
Quantas conexões de nós de mesmo nível devo configurar?
O número de peers aos quais um nó millix se conecta pode ser configurado. quanto mais nós de peer você estiver conectado, mais rápido as transações chegarão a você e mais seguras serão suas transações. a configuração padrão do nó de mesmo nível é de 30 conexões de entrada e 30 de saída. esse padrão é baseado no teste de dispositivos mínimos, máquinas mais poderosas podem se conectar a mais pares. conexões de entrada representam nós que obtêm dados de transação do seu dispositivo, conexões de saída representam nós para os quais você envia dados de transação.
Quantos nós de peer para rodadas de consenso devo configurar?
O número de nós de pares necessários para obter o consenso da rede sobre a validade dos pagamentos que se recebe pode ser configurado. quanto mais nós de pares você precisar para obter consenso, mais seguras serão suas transações,
o número padrão de nós de pares necessários para o consenso é 6. exigir mais nós de pares para consenso diminui a velocidade com que seus pagamentos recebidos são validados, mas é uma boa opção para processar transações de alto valor
tenha em mente que o número de nós de peer para consenso não deve ser superior a 50% do número de conexões de peer que você configurou, ou seja, se você permitir apenas 10 conexões de peer não poderá configurar 6 nós de pares para consenso.
O que é uma válvula de cluster de nó completo?
Uma válvula de cluster de nó completo é um grupo de nós millix usando configurações propositais nas configurações padrão do nó para extrair com eficiência o máximo possível de dados de transação da rede (nós de entrada) e fornecer esses dados a um grupo de nós que agregam os dados para outros nós para ler (nós de saída). isso concentra os dados recebidos de muitos nós em um pequeno número de nós. nenhum software especial é necessário, apenas configurações do software millix padrão.
a primeira válvula de cluster de nó completo foi implementada pela millix.com para alimentar seu explorador de rede. clique aqui para ler mais sobre a configuração da válvula de cluster de nó completo.
O millix tem uma API?
Sim. cada nó millix hospeda um mecanismo de API para interagir com ele. A API é protegida por um certificado SSL autoassinado gerado pelo nó millix. clique aqui para acessar o catálogo de APIs e o guia do desenvolvedor.
O que significa quando uma transação está em hibernação?
Ao contrário das redes blockchain, as criptomoedas baseadas em DAG tradicionalmente sofrem de um problema chamado fechamento de razão. o problema de fechamento do livro-razão significa que é mais difícil saber quando as transações do DAG não podem mais ser alteradas do que as transações de blockchain.
O millix resolve o problema de fechamento do razão expirando a capacidade de gastos dos fundos não gastos. quando uma transação tem 10 minutos, ela se torna estática e entra em hibernação. os fundos das transações em hibernação estão disponíveis apenas para serem gastos pelo próprio proprietário dos fundos.
quando o proprietário dos fundos deseja gastar fundos da transação em hibernação, o protocolo primeiro gasta a transação em hibernação em uma transação de atualização paga ao proprietário dos fundos. nesse ponto, a transação de atualização pode ser usada para financiar a nova transação. tudo isso acontece automaticamente em segundo plano. essa solução significa que os serviços da camada dois, como exploradores de millix, serviços de carteira e trocas, precisam monitorar as transações de millix por 10 minutos antes de ter certeza de que elas não serão alteradas. a hibernação é a chave para a descentralização do millix, caso contrário, a rede não saberá quanto tempo atrás ela precisa olhar.
clique aqui para ler mais sobre hibernação e como resolver o problema de fechamento do razão.
Como um desenvolvedor pode contribuir para o ecossistema millix?
Millix é uma ferramenta que foi feita para ser usada. ele foi projetado especificamente como uma base sobre a qual os desenvolvedores poderiam construir. considere o millix como camada um ou como uma caixa de legos. ele pode suportar sistemas de compartilhamento de arquivos, DNS distribuído, bancos de dados distribuídos, ponto de vendas e qualquer número de aplicativos. temos projetos específicos que gostaríamos de ver desenvolvidos, e acolhemos outras ideias ou projetos, clique aqui para ver os últimos em nosso programa de apoio ao ecossistema .
Deixa a sua resposta.
0 Comentários